Audiologia Clínica, Ocupacional e Perícia Forense

A Audição
Orelha Externa
A orelha externa inclui pavilhão auricular, meato acústico e membrana timpânica. Essas estruturas trazem o som do ambiente para a orelha média. O pavilhão auricular ajuda a reunir as ondas sonoras e o meato acústico as dirige até o tímpano.
Orelha Média
A orelha média é uma cavidade preenchida por ar que contém os menores ossos do corpo humano, são eles: o martelo, a bigorna e o estribo, que estão conectados ao tímpano e à orelha interna. A tuba auditiva mantém a pressão aérea na orelha média no mesmo nível que do ambiente ao nosso redor.

Orelha Média
Na orelha interna, o som é processado pela cóclea, ao passo que as informações que afetam o equilíbrio são processadas pelos canais semicirculares. Há minúsculas células ciliadas em toda a extensão da cóclea que é preenchida por líquido. Quando o líquido na cóclea é deslocado pelas ondas sonoras, as células ciliadas se curvam. Este processo dispara uma reação química que transmite a mensagem para a área do cérebro responsável por processar e interpretar o que ouvimos.
A capacidade de ouvir é uma parte tão importante da nossa vida e a maioria das pessoas nem se dá conta dela. Ouvir é um dom, mas nós o valorizamos como deveríamos? A perda auditiva é a deficiência mais comum em todo o mundo, de acordo com estudos divulgados pela Sociedade Brasileira de Otologia. Sua correção pode resultar em uma melhora significativa da qualidade de vida.
É através dessa que nos comunicamos com o mundo e este se comunica conosco, desenvolvendo assim a nossa identidade, os nossos sentimentos, a compreensão do que está à nossa volta, os vínculos sociais, as interações intra e inter – pessoais e, não esquecendo, o modo como manifestamos os nossos anseios e necessidades.
A orelha transporta a informação sonora para o cérebro. É um órgão muito complexo formado por três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A perda auditiva pode resultar da lesão de qualquer uma das três porções.